Coimbra terá um novo supercomputador

A Universidade de Coimbra será o centro do maior projeto de Supercomputação em Portugal. Sendo o resultado de uma aliança entre a Fujitsu e a Identity, esta aposta vai possibilitar à indústria e à investigação portuguesa o acesso a uma ferramenta fundamental.

 

coimbra_corpo

 A Universidade de Coimbra (UC) albergará o maior projeto nacional de High Performance Computing (HPC), com a instalação de um novo supercomputador.

O novo supercomputador será também a base da infraestrutura de HPC de âmbito nacional recentemente aprovada pela Fundação de Ciência e Tecnologia e a representante portuguesa na infraestrutura europeia de HPC PRACE (Partnership for Advanced Computing in Europe). Esta iniciativa permitirá desenvolver o tecido empresarial a nível regional e nacional e os diversos departamentos científicos da UC.

O novo supercomputador será composto por 164 nós de computação, 328 processadores, num total de 3936 núcleos de processamento, para um desempenho teórico de 85 TFlop/s.

O critério de seleção da Universidade de Coimbra teve por base a apresentação da proposta com melhor desempenho em aplicações com fins científicos e industriais para o espaço ocupado, para além de ser o sistema com o menor consumo energético entre aqueles que se apresentaram a concurso.

Quer explorar a Supercomputação na sua organização?

Nome*
Email*
 

Telefone*
Descrição*

*Campos obrigatórios