CEPH chega à Supercomputação

Especialmente concebida para o setor empresarial, a SUSE Entreprise Storage é baseada no Ceph, uma tecnologia de armazenamento distribuído de dados open source. Este novo serviço inova ao não exigir a aquisição de hardware específico e por responder a desafios da supercomputação no que diz respeito a Big Data.

noticia_suse_corpo3

No passado dia 17 de Fevereiro, a SUSE anunciou que está disponível no mercado uma nova solução para armazenamento de dados, o SUSE Enterprise Storage, algo com especial relevância para o mercado da supercomputação.

Esta solução é baseada no Ceph, a solução de armazenamento distribuído de dados open source mais popular no mercado, que permitirá às organizações construir uma base de armazenamento de dados eficiente e com uma elevada escalabilidade, sem a necessidade de investir em hardware específico.

A IDC (International Data Corporation) estima que de 2013 a 2020 a quantidade de dados criados e copiados anualmente irá duplicar a cada 2 anos – de 4.4 biliões de gigabytes para 44 biliões. “Este crescimento na quantidade de dados criou uma grande necessidade de soluções de armazenamento fiáveis e acessíveis, para além das soluções tradicionais e dispendiosas, que implicam quase sempre um grande investimento” diz Nils Brauckmann, presidente e diretor geral da SUSE.

“A SUSE Enterprise Storage é um software com alta escalabilidade e com uma solução de armazenamento baseada num software com grande resiliência; permite às empresas evitar as soluções baseadas na compra de hardware ao oferecer uma solução baseada num software que, a nível de funcionalidade se posiciona numa gama média a alta por apenas uma fração do custo.”

Laura DuBois, vice-presidente da IDC, afirma que “a combinação emergente do uso de software open source que seja fiável juntamente com a comodidade de se poder usar hardware comum está a revolucionar o mercado do armazenamento, para benefício dos clientes. A redução de custos, a flexibilidade do serviço, que permite que a solução seja construída à medida das necessidades e a total disponibilidade dos dados são alguns dos benefícios deste tipo de soluções”.

 

Quer explorar a Supercomputação na sua organização?

Nome*
Email*
 

Telefone*
Descrição*

*Campos obrigatórios