Bem-vindos ao SuperComputer.PT

O SuperComputer.PT é um portal de informação com o objetivo de divulgar e catalisar a comunidade da Supercomputação em língua portuguesa. O foco incidirá em todo o ecossistema de profissionais, em pequenas e grandes organizações, públicas e privadas, de forma a dar a conhecer a realidade de quem já depende, ou certamente dependerá desta tecnologia.

bemvindos_corpo

Desde sempre, a Supercomputação tem sido um sinónimo de ciência fundamental, ao estar intimamente ligada à investigação realizada nas universidades. No entanto, a realidade do TOP-500, que reúne semestralmente os 500 maiores supercomputadores do mundo, mostra atualmente um panorama muito diferente: a liderar a utilização de supercomputadores está a indústria, com 51%, seguida da investigação e desenvolvimento industrial, com 23,6%, relegando para 3.º lugar o outrora líder, o mundo académico, com cerca de 17,6%. Para quem trabalha neste domínio, a liderança da indústria na utilização desta ferramenta acaba por ser natural: afinal de contas, é a materialização da tão desejada transferência de conhecimento entre universidades e empresas.

Ao contrário do que se possa pensar, hoje em dia os supercomputadores são mais usados na industria do que no sector publico. Isto demonstra a crescente necessidade do sector privado relativamente às vantagens que os supercomputadores oferecem.

A indústria automóvel, por exemplo, representa uma realidade capaz de ilustrar o impacto desta tecnologia no nosso dia a dia. Os carros que conduzimos hoje em dia são concebidos com base numa engenharia que usa simulações executadas em supercomputadores para coisas tão complexas como o desenvolvimento de um motor, a otimização aerodinâmica do veículo e até para os testes de segurança. De facto, é a própria indústria a afirmar que sem este tipo de ferramenta, já não seria possível cumprir com as atuais diretivas ambientais e de segurança, muito menos as vindouras.

 

“IF YOU DON’T COMPUTE, YOU DON’T COMPETE”

Independentemente do setor que estamos a falar (desde o militar, ao farmacêutico, financeiro e até ao alimentar) é muito difícil, ou até mesmo impossível, encontrar um líder de mercado que não atribua a manutenção da sua vantagem competitiva a plataformas de supercomputação. É com base nesta realidade, em que vemos a supercomputação a afirmar-se enquanto pilar da 3º Revolução Industrial, que nasce o Supercomputer.PT. Queremos mostrar o QUÊ, QUEM, ONDE, COMO e PORQUE, através de 5 vetores:

Artigos: Peças que se caracterizam por uma maior extensão e um nível de desenvolvimento e investigação mais detalhados e aprofundados. Podem ser produzidas internamente ou em colaboração com entidades ou especialistas de domínio.

Notícias: Pequenos textos informativos e objetivos sobre a atualidade da Supercomputação no mundo, dando prioridade à lusofonia.

Casos de Estudo: Casos, tanto da academia como da indústria, que deverão representar um state of the art da supercomputação, estando agregados por área. Por exemplo, existirá um caso de estudo sobre a supercomputação na área das energias renováveis, na área da saúde, na indústria automóvel, etc.

Histórias de Sucesso: Divulgação de projetos de supercomputação com um impacto reconhecidamente positivo.

Eventos: Divulgação de eventos relativos à supercomputação, como congressos, conferências e encontros, com principal destaque para eventos que se realizem no território lusófono.

Por fim, à comunidade que aqui cresça, permitam-me dizer o que todos sabemos, mas muitas vezes esquecemos:

– O caminho faz-se caminhando, mas não sozinhos.

Sempre com a premissa que será muito bem-vindo quem por bem vier, contamos com a contribuição de todos, desde o simples curioso, à maior das organizações.

Neste sentido, e porque já o podemos e devemos fazer, enquanto editor interino agradeço à Fujitsu, Identity, Intel e SUSE por apoiarem a criação deste Portal e em particular, à equipa do Supercomputer.PT, pela sua espetacular concretização.

Boa caminhada! Até breve,

Manuel Carlos Severiano

Editor Interino

Quer explorar a Supercomputação na sua organização?

Nome*
Email*
 

Telefone*
Descrição*

*Campos obrigatórios