AEMET compra novo supercomputador

A Agência Estatal de Meteorologia Espanhola (AEMET) compra um novo supercomputador para melhorar as previsões meteorológicas. Tendo custado cerca de 3,48 milhões de euros, o novo supercomputador é 75 vezes mais potente e tem um menor gasto energético que o atual.trovao_corpo

Segundo o site de notícias Te Interesa, a AEMET adquiriu no final de Fevereiro um novo supercomputador. Pago pelo estado Espanhol, custará cerca de 3,48 milhões de euros. Substituindo o supercomputador usado até agora pela agência espanhola, o novo investimento tem uma potência 75 vezes superior ao supercomputador até agora em funções. Em comparação com o supercomputador anterior, este permitirá poupar 20% a 40% na sua fatura energética.

Com este investimento, a AEMET reúne assim as condições necessárias para adotar um novo sistema de previsão meteorológico, com a implementação de novos sistemas de previsão numérica e probabilísticos. Este sistema terá um alcance inicial de 36 horas e uma resolução horizontal de 2,5km, ao longo de grande parte do território espanhol (Península Ibérica, ilhas Baleares e Canárias).

Ainda segundo a mesma notícia, para além do reforço na precisão das previsões atmosféricas, com o novo supercomputador serão feitas medições diárias acerca da qualidade do ar. Será também implementado um sistema que funcionará em “modo acidente”, que em tempo real será capaz de prever a evolução de fugas de materiais perigosos (em casos pontuais previstos ou mesmo em caso de acidente)

Este supercomputador irá dotar o AEMET de condições para uma maior cooperação com organismos internacionais em estudos sobre as alteraçoes climáticas e a movimentação das ondas e marés.

Quer explorar a Supercomputação na sua organização?

Nome*
Email*
 

Telefone*
Descrição*

*Campos obrigatórios